Somos uma empresa especializada em prestação de serviços de gerenciamento do sistema de gestão da segurança ABNT NBR 21101-2014, construções e manutenção em atividades de aventura. Executamos obras desde a fundação ao acabamento. Serviços de manutenção em tirolesas, arvorismo, paredes de escalada e em buffet. Adequamos sua atividade com as normas técnicas em vigor.
O Turismo de aventura deverá registrar um salto de cerca de 200% nos negócios ao redor do mundo até 2023. Com receitas analisadas em R$ 1,4 bilhão em 2016, o nicho deve atingir a marca de R$ 4,2 bilhões daqui a cinco anos, segundo o estudo da consultoria norte-americana Allied Market Research (AMR).
A pesquisa divide o nicho em diferentes eixos para explicar como será esse crescimento exponencial ao longo dos anos. A começar pelo nível, a AMR destaca a ampliação de vendas nos produtos turísticos de aventura leve, aquelas que se enquadram como atividades de baixo risco, mas que somam o maior número de adeptos.
Dentre os mercados, a região Ásia-Pacífico é a que mostra maior tendência para alta entre as quatro que a AMR divide o planeta. A Europa, no entanto, foi a que dominou o mercado mundial de Turismo de Aventura, com um terço de todo o valor.
O tipo de experiência é outro ponto curioso do estudo, mas mantém a tendência de crescimento vista até aqui. Atualmente, as atividades baseadas em terra dominam o mercado - e também são as que mais devem crescer até 2023 -, seguidas por atividades aquáticas e, em menor escala, as pelo ar. Nos próximos anos, porém, a superioridade das experiências terrestres e aquáticas deve aumentar ainda mais a distância para as aéreas.
O pacote de ferramentas de planejamento estratégico reuni 6 planilhas e 7 quadros visuais para você aplicar o método de planejamento estratégico.
O objetivo principal das ferramentas é auxiliar no desenvolvimento de metas e objetivos para melhorar os processos operacionais e administrativos das organizações.
VANTAGENS
Proporciona ao empresário uma visão geral de toda a organização, oportunidade para análise critica do cenário empresarial, melhoria contínua, revisão da sua proposta de valor, analise dos ambientes internos e externos da sua organização, planejamento de metas e objetivos.
Entregas:
Análise de cenários;
Esta ferramenta apresenta um questionário para avaliar a situação atual das forças externas da organização. A análise de cenários é um instrumento importante na hora de desenvolver novas estratégias dentro da empresa. Este tipo de análise explora os diversos caminhos que a empresa pode seguir e então implementar aquele que melhor condizer com os objetivos da empresa.
Ficha de análise SWOT;
A ficha de análise SWOT serve como apoio no processo de avaliação dos ambientes internos e externos, com esta ficha podemos avaliar os pontos fortes e pontos fracos, bem como, oportunidades e ameaças.
Matriz SWOT;
Análise SWOT ou Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) (em português) é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa.
Plano de metas e objetivos BSC;
Balanced Scorecard é uma técnica que visa a integração e balanceamento de todos os principais indicadores de desempenho existentes em uma empresa, financeiros/administrativos até os relativos aos processos internos, estabelecendo objetivos da qualidade para funções e níveis relevantes dentro da organização, ou seja, desdobramento dos indicadores corporativos em setores, com metas claramente definidas.
Plano de ação;
Plano de Ação é uma ferramenta para acompanhamento de atividades, desde as simples como atas de reuniões até as mais complexas como um projeto pequeno.
Objetivos estratégicos
Estabelecer missão, visão, valores, política de qualidade e segurança, entrega de valor ao seus clientes e definir claramente a estratégia da sua organização.
Hoje vamos falar um pouco sobre o “Contexto da Organização”, assunto abordado no item 4 da ABNT ISO 21101-2014.
Desde 02/12/2010, data do Decreto nº 7.381, que regulamentou a Lei nº 11.771, que trata da Política Nacional de Turismo. Em seu artigo 34, o decreto determina:
Art. 34. Deverão as agências de turismo que comercializem serviços turísticos de aventura:
I - dispor de condutores de turismo conforme Normas técnicas oficiais, dotados de conhecimentos necessários, com o intuito de proporcionar segurança e conforto aos clientes;
II - Dispor de sistema de gestão de segurança implementado, conforme Normas técnicas oficiais, adotadas em âmbito nacional;
III - oferecer seguro facultativo que cubra as atividades de aventura;
IV - Dispor de termo de conhecimento com as condições de uso dos equipamentos, alertando o consumidor sobre medidas necessárias de segurança e respeito ao meio ambiente e as consequências legais de sua não observação;
V - Dispor de termo de responsabilidade informando os riscos da viagem ou atividade e precauções necessárias para diminuí-los, bem como sobre a forma de utilização dos utensílios e instrumentos para prestação de primeiros socorros; e
VI - Dispor de termo de ciência pelo contratante, em conformidade com disposições de Normas técnicas oficiais, que verse sobre as preparações necessárias à viagem ou passeio oferecido.
§ 1º - Para os fins deste Decreto, entende-se por turismo de aventura a movimentação turística decorrente da prática de atividades de caráter recreativo e não competitivo, tais como arvorismo, boia-cross, balonismo, bungee jump, cachoeirismo, cicloturismo, caminhada de longo curso, canoagem, canionismo, cavalgada, escalada, espeleoturismo, flutuação, mergulho, turismo fora de estrada, rafting, rapel, tirolesa, voo livre, windsurfe, kitesurf e outros.
§ 2º - Os termos dispostos nos incisos IV, V e VI deverão ser assinados pelo contratante e arquivados pelo contratado.
O que significa entender o contexto da Organização?
Neste item é sobre seu empreendimento e sua operação.
4.1 1º Identificar o que pode afetar nossa agência, interna e externamente:
Entender as condições legais, tecnologia, competitividade, mercado, culturais, sociais e ambiente econômico que a organização está inserida e questões internas como cultura, desempenho, valores, enfim, condições restritas a empresa.
4.2 2º Definir quem pode nós influenciar significativamente no mercado onde atuamos e o que a gente faz e o que essas pessoas querem:
São os públicos de interesse em nossa agência. São as partes interessadas e envolvidas voluntária ou involuntariamente com a mesma, onde há um objetivo específico de relacionamento que gerem algum tipo de lucro, tangível ou intangível, por exemplo: clientes, condutores, donos das fazendas, colaboradores, fornecedores, entre outros. É necessário entender o que eles querem de você para te ajudar a crescer! Por exemplo, você deve ter condutores que influenciam na sua operação, ou seja, ele é importante para você e você é importante pra ele. O que você tem que fazer e ele também tem que fazer para que se mantenha essa relação, para que a segurança de sua atividade não seja afetada?
• administração da Unidade de Conservação onde sua organização atua;
• donos da propriedade privada onde sua organização atua;
• poder público do município onde sua organização atua;
• órgãos públicos ou privados de busca e salvamento de sua região [bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), hospitais, Grupos Voluntários de Busca e Salvamento].
Para estruturar essas informações de uma forma que não fique confuso, as empresas utilizam algumas ferramentas como por exemplo o Canvas e o Análise SWOT, mas não que isso seja obrigatório nem nada, até porque a norma não exige alguma ferramenta específica, a gente usa porque fica mais fácil visualizar as informações para tomada de decisão.
O primeiro é um princípio da qualidade e segurança: “Tomada de decisão baseada em evidências“. Não é difícil compreender que as melhores decisões são feitas quando se baseiam em evidências e não por conjectura.
A segunda parte: “Enfrentar riscos e oportunidades associados com o seu contexto e os objetivos.” Enfrentar riscos significa gerenciar proativamente as incertezas. O simples significado de “gerenciar incertezas” é que as decisões devem ser feitas com a consideração das possíveis consequências positivas e negativas que o futuro incerto pode trazer.
Terceira parte, Liderança e Comprometimento, encontramos um requisito para a gestão de topo: “assegurar que a política e os objetivos da segurança são estabelecidos para o Sistema de Gestão da Segurança e são compatíveis com a estratégia da direção e o contexto da organização.”
As informações recolhidas através da definição de contexto são muito úteis para a identificação de melhorias estratégicas e operacionais que podem mudar completamente sua forma de visualizar sua agência e só vão realmente ser benéficas se forem traduzidas em planos de ação na empresa.
Acompanhamento mensal com contrato anual ( monitoramento do completo do SGS com entrega de relatórios e uso de aplicativo de controle do SGS, duas visitas no local se haver necessidade serviço online).
Acompanhamento de auditoria de certificação e manutenção;
Reunião de Analise critica do sistema ;
Treinamento de Gestores SGS ;
Treinamento de condutor Aguas Brancas, técnicas Verticais e quadriciclos ;