ABNT-ISO 21101-2014 requisitos: 5.1 – Liderança e Comprometimento
No texto de hoje é sobre o requisito 5.1 – Liderança e Comprometimento.
Analisaremos cada característica deste item
para entendermos o papel da liderança e como ela precisa se comprometer com o
SGS.
Na ABNT ISO 21101-2014 quando o
assunto é liderança, a Alta Direção é a primeira a ser citada. Com isso, os
gestores e diretores são os principais responsáveis por manter o SGS adequado
para realidade da sua organização.
Logo no início do requisito 5.1,
diz:
“A Alta Direção deve demonstrar
liderança e comprometimento com relação ao sistema de gestão da segurança....”
Este requisito deixa claro um
conceito importante: Liderança não é imposta, por outro lado ela é percebida!
Por mais que a Alta Direção
indique, em alguns momentos, alguém do topo de uma companhia, a liderança
precisa ser demonstrada e percebida por quem a recebe.
“Demonstrar liderança”, não está
relacionado com a personalidade de uma pessoa. Muitos acreditam que o líder é
alguém carismático, alegre e entusiasmado. Claro que estas características são
legais e transformam o ambiente, entretanto não é isso que a norma diz quando
fala sobre liderança.
Liderança diz respeito ao comprometimento
que existe em relação ao SGS da organização. Desta forma, a Alta Direção deve
ser a primeira a vestir a camisa para garantir os resultados pretendidos com os
produtos, serviços e processos da organização.
Neste ponto, surge o
questionamento: Como a alta direção pode demonstrar sua liderança? Para isto, o
requisito 5.1 nos fornece diversas responsabilidades que se seguidas claramente
são constatações de que a Alta direção está comprometida com o SGS.
A) O processo de assegurar que a
política e objetivos da segurança sejam estabelecidos também é uma atribuição
da alta direção.
Assegurar que os objetivos e a
política da organização sejam estabelecidos na prática, com efetividade e não
apenas de uma maneira teórica, com textos bonitos e bem escritos, mas sem um
real alinhamento com as estratégias da organização;
Tanto a política quanto os
objetivos precisam estar alinhados com o contexto e direcionamento estratégico
da organização. Nada melhor que a alta direção para acompanhar e estar presente
neste momento.
Todas orientações e compromissos
descritos na política, em primeiro lugar, necessitam ser endossados pelos
líderes da organização. Não adianta fazer uma política da segurança apenas para
o processo de auditoria, pelo contrário o que foi descrito deve ser encarado
como um norte para todo o SGS.
B) Integração dos requisitos do
sistema de gestão da segurança.
Assegurar que todos os requisitos do sistema
de gestão de segurança tenham uma integração com os processos de negócio da
organização, ou seja, não cometer o erro comum de posicionar o sistema de
gestão de segurança como um “apêndice” ou como uma espécie de “departamento” da
organização. O sistema de gestão de segurança precisa ser entendido como a
própria organização, fazendo parte integrante de todos os processos de negócio,
sejam operacionais ou administrativos;
Por isso, sem o envolvimento da
Alta Direção na implementação dos requisitos, a empresa corre o risco de tornar
o SGS em um “SGS Frankenstein”.
O “SGS Frankenstein” é aquele que
nada na organização faz sentido. A política da qualidade não está alinhada com
os propósitos da organização, os processos não estão integrados corretamente,
os procedimentos adotados não possuem relação com a realidade, enfim nada faz
sentido.
Os líderes conseguem ter uma visão
de toda organização e seus processos, portanto a participação deles na
integração dos requisitos é mais do que necessária.
C) Recursos Necessários
Os líderes são incumbidos de
assegurar quais são os recursos para que os processos consigam alcançar os
resultados pretendidos. A falta de um material ou um equipamento quebrado, por
exemplo, representa um risco para a entrega de um produto ou atividade;
Assegurar os recursos necessários à
implementação e manutenção do sistema de gestão de segurança, sejam eles
financeiros, humanos, tecnológicos ou de equipamentos;
D) Comunicação
Comunicação é a chave do
relacionamento entre a alta direção e os outros agentes da organização. Por
vezes, os colaboradores podem achar que este “negócio de ISO” ou este “tal de
SGS” não faz sentido nenhum. Talvez o problema consista na falta de
comunicação.
“comunicar sempre sobre a
importância de um sistema de gestão de segurança eficaz e conforme a Norma;”
Os gestores precisam estabelecer um
link direto entre todos os envolvidos no SGS, sejam eles internos ou externos.
A comunicação é o principal meio para desmistificar o papel da ISO 21101 e,
consequentemente construir uma relação de confiança sem os ruídos que
atrapalham a manutenção do sistema de gestão da segurança da sua empresa.
Existem empresas que treinam
constantemente seus funcionários, desenvolvem e-mails específicos para falar da
importância do SGS, realizam reuniões. Enfim, existem diversas ferramentas que
podem ser adotadas pelos líderes para comunicarem constantemente sobre a
relevância de um SGS eficaz.
E) Resultados pretendidos
Algo que ficou claro na ISO 21101 é
o resultado. Empresas são movidas por resultados, sendo assim não faria sentido
nenhum ter um sistema de gestão implementado que não esteja gerando frutos.
“assegurar que o sistema de gestão
de segurança alcance os resultados pretendidos; “
Existem diversos resultados que são
esperados em todos os níveis da organização, desde os resultados da operação
assim como o nível de satisfação do cliente com os produtos e serviços da
empresa.
Organizações que constantemente
alcançam os resultados pretendidos tendem a perdurar seu sucesso por um longo
período tempo, isto é o que denominamos de sucesso sustentado. Logo, líderes
demonstram seu comprometimento quando conhecem os interesses
econômico-financeiros da organização, entendem as expectativas das partes
interessadas, dos clientes/consumidores, dos provedores externos e entre outros
agentes, pois sabem que caso estas expectativas sejam frustradas os resultados
também serão afetados.
F) Engajar, dirigir e apoiar
pessoas
O engajamento dos colaboradores
está totalmente ligado a unidade de propósito estabelecida pela organização.
Líderes de todos os níveis devem possuir a mesma linguagem quanto a direção que
a organização está seguindo.
orientar seu pessoal para que contribuam com
um sistema de gestão de segurança eficaz;
Pessoas se engajam em causas que
elas acreditam seja na sociedade ou na sua organização. Desta forma, deixe
claro que todo esforço é para um bem maior e comum a todos.
G) Promover melhorias
Líderes, em sua grande maioria, são
dotados de uma capacidade denominada: visão sistêmica. Está característica traz
consigo a habilidade de entender a organização como um todo, principalmente do
ponto de vista processual. Portanto, quem melhor para promover melhorias do que
os líderes?
Oportunidades para melhorar a
organização surgem a todo momento e a alta direção demonstra seu
comprometimento a partir do momento que identifica e propõe algo com o objetivo
de alcançar novos resultados.
H) Apoiar outros agentes da
organização;
Ainda que no início do requisito há
uma chamada para o papel da Alta direção, eles não são os únicos responsáveis
por alcançar os objetivos com a implementação.
O gestor de marketing precisa
entender como seu processo afeta a imagem da organização quanto a segurança. O
faxineiro precisa entender como sua prestação de serviço afeta a segurança e
qualidade do ambiente da organização.
Gestor financeiro necessita entender
como a manutenção de um fluxo de caixa saudável interfere diretamente na
qualidade e segurança. Enfim, todos necessitam enxergar como suas atribuições
estão diretamente ligadas à segurança da organização.